Linha Sul do Metrô do Recife chega ao terceiro dia sem funcionar após curtos-circuitos
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Entenda motivo de paralisação da Linha Sul do Metrô do Recife
Chegou ao terceiro dia, nesta sexta-feira (29), a paralisação na Linha Sul do Metrô do Recife. O ramal parou de funcionar na quarta-feira (27), quando uma série de curtos-circuitos afetaram a rede elétrica do sistema (veja vídeo acima). Desde então, passageiros têm enfrentado dificuldades para se locomover pela Região Metropolitana.
Estão fechadas as dez estações que conectam o Recife ao bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Para compensar a ausência dos trens, o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) reforçou quatro linhas de ônibus (veja mais abaixo).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os serviços de manutenção começaram na noite da quarta-feira, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não divulgou uma previsão para que a Linha Sul volte a funcionar. A Linha Centro não foi afetada.
Foram identificados, até o momento, dois pontos afetados na rede aérea, nos seguintes locais:
Próximo à Estação Imbiribeira, na Zona Sul do Recife;
Na Estação Porta Larga, em Jaboatão.
Segundo a CBTU, cabos de 3 mil volts de potência foram rompidos, e alguns chegaram a cair. A empresa disse que o processo de reparo é demorado, pois será necessária a recuperação total da parte de energização dos trens.
Reforço nos ônibus
As estações Joana Bezerra e Recife seguem funcionando, já que integram o ramal Centro, que não foi afetado pelos curtos-circuitos. Os terminais integrados de ônibus que ficam na Linha Sul também estão abertos.
Quatro linhas de ônibus foram reforçadas:
166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol);
185 - TI Cabo;
115 - TI Aeroporto/TI Afogados;
168 - TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista.
Porém, atrasos, longas filas nos terminais integrados e coletivos lotados foram alguns dos problemas relatados por passageiros do Metrô do Recife.
Terminais integrados de ônibus ficam lotados na quinta (28) com paralisação do metrô
Reprodução/TV Globo
Problemas recorrentes no metrô
Imagens enviadas ao Canal Globo mostram passageiros caminhando pelos trilhos e descendo dos trens parados na quarta-feira (27). Nas gravações, também é possível ver que uma pessoa de cadeira de rodas, que estava em um trem, também desceu do veículo e seguiu sobre os trilhos.
O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos devido a obras de manutenção nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:
10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.
16 de maio de 2025: devido à chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e o Curado.
20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas.
18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea.
10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro ficaram fechadas por causa de um problema na rede elétrica.
14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema.
11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife ficaram fechadas devido a um problema na rede de energia.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias