Atleta de Fernando de Noronha vence campeonato brasileiro de apneia; mergulhador ficou mais de 6 minutos sem respirar
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Atleta de Fernando de Noronha vence campeonato brasileiro de apneia
O atleta Marcello Cardoso, morador de Fernando de Noronha, conquistou o título de campeão brasileiro de apneia na categoria estática. A competição aconteceu em Belém (PA). Marcello ficou 6 minutos e 25 segundos sem respirar (veja vídeo acima).
O tempo garantiu o primeiro lugar em uma das provas mais exigentes do esporte. A competição terminou no domingo (19) e contou com a participação de 26 competidores de todo o Brasil.
Nesta quinta-feira (24), Marcello destacou a importância dos treinos no mar de Noronha para alcançar o resultado. O atleta tem 41 anos, pratica apneia há 20 e vive na ilha há uma década.
“O treinamento em Fernando de Noronha foi fundamental. A ilha tem uma diversidade de vida marinha e um fundo do mar belo. A gente não tem vontade de sair da água. Isso foi gerando adaptação no meu corpo, e eu consegui atingir essa marca com segurança”, disse Marcello.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Marcello também competiu na apneia dinâmica com nadadeiras (DYN), modalidade que nadou 136 metros em uma única respiração. Apesar do bom desempenho, ele não ficou em terceiro lugar nessa categoria.
Marcello Cardoso conquistou o campeonato nacional de apneia
Paulo Jorge Nascimento Valadares/Divulgação
Susto
Na prova de apneia dinâmica sem nadadeiras (DNF), Marcello levou o corpo ao limite extremo e sofreu uma síncope (apagamento), que é um desmaio, logo após a conclusão do percurso.
A situação foi rapidamente controlada pela equipe de mergulhadores e profissionais de saúde que acompanhavam a prova.
"Esse tipo de esforço só é possível com uma estrutura completa de segurança. A apneia de alta performance deve ser sempre realizada com o acompanhamento de profissionais treinados para salvamento. Nunca se deve tentar esse tipo de mergulho sozinho", ressaltou o atleta.
Marcello Cardoso é instrutor de mergulho livre em Fernando de Noronha e realiza a atividade diariamente na ilha. Ele vai reformar os treinamentos para outras competições e está otimista com novas conquistas.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
l