PF faz primeira apreensão de fentanil em Pernambuco; jovem é presa em flagrante no Grande Recife
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal, fala sobre apreensão de Fentanil
A Polícia Federal apreendeu, em Paulista, no Grande Recife, uma carga de fentanil, opioide sintético considerado extremamente potente e utilizado como anestésico para uso médico (veja vídeo acima). Essa foi a primeira apreensão da droga realizada em Pernambuco, segundo a PF. Além do fentanil, foram recolhidos pacotes de ácido bórico, garrafas de vidro com éter e um aparelho celular.
Uma jovem de 20 anos, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante e, após passar por audiência de custódia, foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A operação foi realizada em conjunto com a Receita Federal no dia 10 de agosto, no bairro do Janga.
Segundo a corporação, o material foi apreendido depois que agentes da PF receberam a informação de que uma encomenda contendo substâncias ilícitas ia ser entregue em Paulista, no Grande Recife.
Quando chegaram ao local, eles encontraram 20 frascos com a jovem detida, que é natural de Paudalho, na Zona da Mata Norte do estado.
A jovem foi levada à Superintendência da Polícia Federal, no Bairro do Recife, e autuada em flagrante por tráfico interestadual de drogas, crime que prevê penas de 5 a 10 anos de prisão.
De acordo com a PF, a mulher disse, em depoimento, que o fentanil foi enviado de São Paulo pelo correio e que usou o endereço onde morava para receber a encomenda a pedido de outra pessoa, que ofereceu a R$ 200 para receber a droga.
Ainda segundo a corporação, ela não revelou quem era o destinatário do material.
Polícia Federal apreende Fentanil pela primeira vez em Pernambuco
Polícia Federal/Divulgação
Mais potente que morfina
De acordo com a PF, o fentanil é até 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais que a heroína e, quando usada sem prescrição médica, pode levar o usuário à morte.
"Ele [o fentanil] é um composto químico psicoativo que produz efeitos semelhantes aos do ópio. No entanto, quando usada de forma recreativa fora do contexto médico, essa poderosa droga pode ser mortal. É possível que a substância tenha sido traficada para intensificar o efeito de drogas como o ecstasy e também a cocaína", disse o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.
De acordo com a polícia, a substância facilita a liberação de dopamina no cérebro, anulando a dor e dando ao usuário uma sensação de calma, o que explica o efeito viciante.
"Outro de seus efeitos no cérebro, e é isso que o torna tão letal, é que ele faz com que a pessoa pare de respirar e morra quando a oxigenação se reduz perigosamente no corpo antes mesmo das pessoas se derem conta de alguma alteração", informou Giovani Santoro.
Droga sintética fabricada a partir da combinação de diversas substâncias químicas, o fentanil se tornou o principal medicamento responsável por uma epidemia de opioides nos Estados Unidos nos últimos anos.
O problema foi usado pelo presidente norte-americano Donald Trump para justificar a imposição de tarifas contra a China, sob a alegação de que empresas chinesas abasteceriam grupos envolvidos na fabricação da droga
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias